Reunião Extraordinária do Secretariado

O Secretariado da Secção reuniu-se extraordinariamente no dia 7 de Julho, pelas 21h30, tendo-se tratado os seguintes assuntos:

  1. Análise da última reunião da Comissão Política Concelhia de Matosinhos;
  2. Convite formulado ao secretário coordenador para estar presente na cerimónia de apresentação da recandidatura de Guilherme Pinto.

Relativamente ao primeiro assunto, depois de todos terem emitido a sua opinião, concordaram com o teor do documento apresentado por Pedro Magalhães, Presidente da Mesa de Assembleia de Inscritos, que se transcreve na íntegra (Nota de Imprensa).

Reprovaram a falta de elevação, de democracia e de respeito, veiculadas por algumas das intervenções ocorridas.

Quanto ao segundo ponto, face aos antecedentes ocorridos na reunião da Comissão Política Concelhia, o Secretariado entendeu não haver condições para que Serafim Lopes, Secretário Coordenador da Secção da Sra da Hora, estivesse presente na cerimónia de apresentação da recandidatura de Guilherme Pinto.

____________________________________________________________________________

Nota de Imprensa

“AFASTAMENTO DE ALEXANDRE LOPES PELA CONCELHIA DE MATOSINHOS

No seguimento da decisão tomada de forma unilateral pela concelhia, através do seu Presidente, de avocar a indicação do candidato da Senhora da Hora, que repudiamos de forma veemente afirmamos o seguinte:

Até ao momento nada de forma oficial nos foi transmitido que o actual Presidente da junta Alexandre Lopes tenha afirmado que não esteja disponível para ser candidato pelo partido, sujeitando-se assim e perante isto, a ser afastado mesmo contra a sua vontade.

Que de forma ilegítima, vergonhosa e escandalosamente premeditada, o Presidente da concelhia seguindo a sua faceta nefasta de evidenciar um pensamento único, decidiu sem consulta prévia aos militantes da Senhora da Hora, designar qual o candidato à junta pelo partido.

Posto isto, e porque não pactuamos com golpes estatutários, com falsas argumentações e com prepotências declaramos que o actual Presidente de forma traiçoeira impôs uma decisão que não é seguramente a dos senhorenses, de forma revanchista, desautorizando a secção e impedindo-a de livremente exercer a sua legitima competência reconhecida pelos estatutos do partido.

Avocar uma decisão destas, por pura e simples calculismo político, são reveladoras da ingenuidade e incapacidade do Presidente da concelhia em dialogar com os seus pares.

Isto demonstra que não existem condições de diálogo no Partido Socialista de Matosinhos, que se alteram as regras do jogo em função de interesses próprios e que acima de tudo evidencia uma enorme divisão dentro do Partido Socialista.

Chegados a este ponto em que somos literalmente impedidos de exercer as nossas funções e porque consideramos ter sido aberto um precedente de tal forma grave não restará outra opção á secção que não seja expor junto dos órgãos competentes a forma vilipendiada como a secção do partido está sujeita neste concelho.

O Presidente da concelhia Guilherme Pinto com este acto corrosivo dos valores da democracia faz com que os militantes se afastem deste tipo de actuações e não se identifiquem com estes actos irreflectidos de alguém que encontrando-se completamente desorientado pelas circunstâncias, actua na inversão total dos valores da liberdade, da ética e da seriedade, optando pela afirmação de pensamento único, do autoritarismo e da ausência de debate para conseguir afirmar as suas opções.

Porque o Presidente da Assembleia-Geral de militantes interpreta os valores da lealdade, do livre pensamento e da equidade, tendo sempre cumprido de forma escrupulosa os estatutos e sempre respeitado solenemente, os valores, as causas, as opiniões e as responsabilidades a que está impelido pelo Partido Socialista, não vê outra solução que não seja a de ponderar seriamente a demissão do cargo para o qual foi eleito democraticamente pelos militantes senhorenses.

Assim repudio toda esta actuação de Guilherme Pinto classificando-a como um acto de clara violação dos estatutos, pois a fundamentação denota falta de credibilidade e rigor, merecendo o meu mais veemente repúdio e classificando este acto como um suicídio politico ao qual os militantes do partido socialista do concelho de Matosinhos não deixarão de estarem atentos, pois indiciará um fim calamitoso para o partido socialista no concelho, face ás eleições que brevemente surgirão.

Esta decisão prepotente, autista, sectária e sem precedentes na história do PS no concelho de Matosinhos, vai ser o principio da derrota eleitoral do PS na Senhora da Hora, assim sendo, a responsabilidade politica será inteiramente da Comissão politica Concelhia na responsabilidade directa do seu presidente Guilherme Pinto.

Como já tinha manifestado anteriormente a minha preocupação, este acto evidencia claramente que mais não é do que um estratagema claro no sentido de esvaziar as secções da função de que estão estatutariamente investidas, há subjacente nesta tentativa a tentação evidente de eliminar as secções do partido.

Da nossa parte tudo fizemos para pacificar, reunir e solucionar, sendo desde sempre inequívoco o apoio ao Presidente da Junta Alexandre Lopes e manifestamos-lhe aqui profunda solidariedade face a este golpe desleal.

Assim investido das minhas funções convocarei uma Assembleia-Geral de militastes com a finalidade de discutir e auscultar as opiniões e posições dos militantes da secção acerca desta tomada de posição por parte da Concelhia.

Matosinhos, 6 de Julho 2009,

O Presidente da Assembleia – Geral de militantes

Pedro Ferraz de Magalhães”

  1. #1 by Paulo Ferreira on 8 de Julho de 2009 - 22:06

    Aos pequenos ditadores digo: “Nunca nos renderemos!” Acredito que no momento próprio os Senhorenses, purificarão o Partido Socialista no concelho de Matosinhos, eliminando as ratazanas que se têm alimentado do poder.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: